Benefícios e Propriedades da Pimenta Preta

Benefícios e propriedades da Pimenta Preta

A pimenta é uma especiaria multifacetada. Funciona tanto para apimentar um prato como para dar um toque de glamour a um gin clássico e tónico. Tem até sido usada como moeda de troca durante séculos (pena que esta utilização tenha sido perdida).

Provavelmente já viu pimentas de cores diferentes, mas as pimentas preta, verde, branca e vermelho vêm todos da mesma planta, o Piper Nigrum. A única coisa que os diferencia é o momento da colheita e o tratamento que lhes é dado posteriormente.

Contudo, a mais utilizada e também a mais conhecida é a pimenta preta, que é o fruto inteiro sem terminar o seu processo de maturação.

Índice

Quais são as propriedades nutricionais da pimenta preta?

Os Benefícios da Pimenta Preta vão além de adicionar um toque picante à comida ou servir como um excelente substituto para o sal. É uma verdadeira joia para saúdesilhueta e bem-estar, já que esses pequenos grãos são uma super fonte de:

  • Fibra
  • Potássio
  • Vitaminas A, C, D e K
  • Vitaminas do grupo B
  • Minerais essenciais como fósforo, magnésio, cálcio, ferro e zinco
Propriedades da Pimenta Preta

O super poder da pimenta preta: os seus benefícios

Embora a pimenta tenha sido utilizada e apreciada desde a antiguidade ao ponto de ser usada como moeda ou dada como oferta aos deuses, no século XXI, a pimenta preta tornou-se a especiaria mais utilizada na cozinha. No entanto, é muito mais do que apenas o ingrediente chave de um molho de pimenta; aqui está apenas uma pequena parte do que ele pode fazer por si e pelo seu bem-estar.

1.Ajuda à digestão

A pimenta preta tem alto teor de piperina , alcalóide que estimula naturalmente a liberação de enzimas digestivas do pâncreas, auxiliando assim o processo digestivo, conforme apontado em estudo na Critical Reviews in Food Science and Nutrition. Além disso, a pimenta preta ajuda a prevenir a formação de gases e promove a transpiração.

2. Ajuda no controlo de peso

A pimenta preta pica e provavelmente já ouviu dizer que a comida picante o ajuda a perder peso. Bem, temos de esclarecer que isto funciona, mas com certas nuances, porque a comida picante pode ajudar, mas é preciso comer enormes quantidades de comida picante e é claro que deve ser acompanhada por um estilo de vida saudável. Porque combinar uma pizza com 5 chilis em cima não funciona, garantimos-lhe.

Voltando à Pimenta do Reino, a piperina seria responsável por suas propriedades benéficas para perder peso, mas aqui é o mesmo que para chili e comida picante. Não vale a pena temperar sua costeleta com pimenta preta. Para a pimenta do reino o trabalho precisava de  duas coisas : quantidade suficiente e alimentação adequada . Por esse motivo, o melhor seria optar por um suplemento alimentar que contenha pimenta preta padronizada em piperina (ou seja, para garantir o suprimento necessário de piperina) como BLACK PIPPER FORTE.

3. É um antioxidante poderoso

teor de vitamina C e piperina dar a sua capacidade antioxidante que ajuda a evitar a oxidação celular e proteja l como as células contra os efeitos dos radicais livres , responsáveis pelo envelhecimento prematuro e processos inflamatórios.

4. Melhora a absorção de nutrientes

pimenta preta é capaz de multiplicar em 20 vezes a absorção da curcumina (ingrediente ativo da cúrcuma). Mas, também tem a capacidade de aumentar a assimilação de outros nutrientes essenciais, como vitaminas A e C, selênio ou beta-carroteno.

5. Os benefícios no controle de glicose são observados

Num estudo de 8 semanas de 86 pessoas com excesso de peso, foi dada uma preparação de pimenta preta, pimenta de caiena, chá verde e L-carnitina. Após a conclusão, foi registada uma melhoria significativa na sensibilidade à insulina, a hormona que controla os níveis de açúcar no sangue.

6. Pimenta preta e redução do colesterol

Nos últimos anos, a pimenta preta tem atraído interesse pela sua potencial capacidade de baixar os níveis de colesterol. De facto, foi realizado um estudo sobre ratos que foram alimentados com alimentos ricos em gordura e extracto de pimenta preta durante 42 dias. No final do estudo, o grupo que tomou o extracto de pimenta preta mostrou uma redução dos níveis de colesterol no sangue (incluindo o “mau” colesterol LDL) em comparação com o grupo de controlo.

pimenta preta é um tesouro onde você olha. É aquele toque mágico capaz de transformar um prato insípido em uma iguaria digna de um restaurante com estrela Michelin (bem, podemos ter exagerado um pouco aqui, mas tem a capacidade de ressuscitar pratos). É também o elixir que o ajudará a digerir melhor o seu prato estrela e se você morou na Grécia ou Roma antigas, poderia até mesmo ter feito suas compras com alguns grãos de pimenta.

5/5 - (1 vote)