Para que serve um irrigador dentário?

Estamos cada vez mais conscientes da importância da higiene dos nossos dentes, buscando alternativas para melhorar a rotina de limpeza.

Escovas de dente, enxágue, fio dental… Embora possa parecer, tudo isso não é suficiente. Existe algum artigo ou produto que garanta uma perfeita limpeza da sua boca? Existe: irrigadores dentários.

O que é um irrigador dentário?

Você já os viu muitas vezes no consultório do dentista: é aquele aparelhinho que eles usam para liberar um jato de água na boca.

Ou seja, é um pequeno aparelho conectado a uma caixa d’água que, por meio de um bocal (ou cabeçote), expele um potente jato sob pressão. Existem centenas de modelos no mercado para uso doméstico.

O que é um irrigador dentário

Para que serve um irrigador dentário?

São utilizados para melhorar a limpeza dos dentes e gengivas , tudo graças ao seu poderoso jato de água sob pressão que ajuda a:

  • Eliminar bactérias.
  • Reduz a placa bacteriana e o tártaro nos dentes.
  • Elimine qualquer resto de comida.
  • Faça as manchas desaparecerem.
  • Que os dentes recuperem a sua cor natural.
  • Limpe no espaço entre os dentes ou na coroa.
  • Garante uma limpeza completa do aparelho dentário.

Quais são os tipos de irrigadores dentários?

Poderíamos dizer que existem três tipos de modelos:

tipos de irrigadores dentários

irrigador dental de mesa

Eles são conectados à corrente, com um tanque ao qual o irrigador é conectado por meio de um pequeno tubo.

São os mais potentes, podendo regular a pressão da água com até 10 níveis de pressão. Dependendo do modelo, o jato pode ser regulado com diferentes configurações que ficam armazenadas na memória.

irrigador dental portátil

Eles também são conhecidos como irrigadores sem fio. Eles funcionam com uma bateria ou bateria recarregável. Possuem reservatório de água embutido, bem menor que os modelos de mesa.

Dependendo do modelo, alguns têm configuração “MODE” e outros são regulados por níveis de pressão, como o modelo anterior.

Bata flosser sem motor

É cada vez menos comum encontrar este tipo de irrigador, mas ainda existem alguns modelos no mercado.

Na falta de um tanque, deve ser ligado à torneira através de um tubo para funcionar. Sua maior desvantagem é a facilidade de acumular germes e bactérias .

Benefícios de limpar os dentes com um irrigador dental

Começar a usar um irrigador oral tem benefícios e vantagens. Que tal vê-los um por um?

  1. Ajuda a reduzir o nível de placa bacteriana nos dentes , o que previne o aparecimento de cáries ou a acumulação de tártaro. Segundo estudos, eles removem até 99,9% da placa .
  2. Possuem modos que massageiam suavemente as gengivas , reduzindo inflamações e sangramentos.
  3. Ao combiná-lo com outras soluções bucais, como enxaguantes, você notará uma incrível sensação de limpeza .
  4. Elimina o mau hálito , pois graças aos seus potentes jatos elimina qualquer resto de comida ou bactéria que esteja na sua boca.
  5. Clareia os dentes removendo manchas nas superfícies dos dentes.
  6. Para quem usa aparelho, ou tem implantes e coroas, oferece uma limpeza mais completa e confortável .
  7. Melhora a limpeza entre o espaço da gengiva com o dente , conhecido como bolsa periodontal, no qual as bactérias se acumulam.
  8. São muito fáceis e fáceis de usar , tendo modelos tão simples que até os mais pequenos da casa os podem usar.
  9. Existem modelos que se adaptam às necessidades específicas de cada utilizador .
  10. Têm cabeçotes para cada tipo de limpeza , desde a remoção de placa até a limpeza ortodôntica.
  11. Eles não têm contra-indicações , independentemente da idade do usuário.
  12. Previne vários tipos de doenças , como periodontite ou sangramento nas gengivas.
Vantagens dos irrigadores dentários

Vantagens dos irrigadores dentários

Além de todos os benefícios que mencionamos no ponto anterior, começar a usar um irrigador em sua rotina de higiene dental tem todas estas vantagens:

  • Alguns modelos são projetados como uma estação de atendimento odontológico , incluindo o irrigador com escova de dentes elétrica.
  • Existem vários modelos no mercado, que se adaptam perfeitamente às necessidades da família, bem como ao tamanho da casa de banho.
  • Alguns irrigadores incluem bicos para cada membro da família. Portanto, será impossível para você ficar confuso.
  • Os mini irrigadores podem ser levados para qualquer lugar, guardados na bolsa. Assim você pode realizar sua rotina de higiene em qualquer lugar!
  • Os diferentes modos que incluem permitem personalizar a potência do jato, para adaptá-lo ao tipo de limpeza que deseja fazer.
  • O seu preço não é muito elevado, adaptando-se a qualquer tipo de orçamento.
  • Você pode combinar água com enxaguante bucal , para eliminar as bactérias.

Como funciona um irrigador de higiene oral?

Os modelos que estão atualmente no mercado têm um funcionamento bastante simples, já que foram desenhados para que qualquer membro da família possa utilizá-los.

Para utilizá-lo você deve seguir os seguintes passos:

  1. Encha o tanque com água. É sempre aconselhável usar água morna.
  2. Coloque o bocal que vai usar na cabeça. Normalmente, você deve pressionar um pouco até ouvir um “clique”.
  3. Selecione o nível de pressão, ou MODO, que deseja usar.
  4. Coloque o bocal na boca e pressione o botão liga/desliga para iniciá-lo.
  5. Para uma limpeza adequada, os especialistas recomendam que você siga a linha traçada pelas gengivas sob os dentes.
  6. Ao terminar, é recomendável esvaziar o tanque, para evitar o acúmulo de germes ou o aparecimento de mofo.
  7. Quanto à limpeza, a caixa d’água deve ser limpa após cada uso, enquanto o irrigador é recomendado uma vez por semana.
Como funciona um irrigador de higiene oral

Como escolher o melhor irrigador dental? Tudo o que você deve ter em mente!

Ao comprar um produto, a maioria se concentra apenas no preço. Embora seja verdade que existem modelos muito baratos que oferecem múltiplas funções e acessórios, isso não significa que atendam às suas necessidades específicas.

Cara

No mercado existem dois tipos de irrigadores; desktop e portátil ( ou sem fio). Dependendo do uso que você vai dar, você se interessará por um modelo ou outro.

Por exemplo, se você viaja muito ou tem problemas para se curvar, um modelo portátil será melhor para você. Por outro lado, se você precisa que seja potente e tem uma pia grande, a de mesa será uma opção melhor.

Tamanho

Quanto espaço você tem no seu banheiro? Alguns irrigadores são enormes e vão deixar você sem espaço para colocar outras coisas na pia.

Existem modelos de mesa que são mais altos do que largos, mas os irrigadores sem fio ocupam pouco espaço. Além do mais, você pode mantê-los em sua caixa depois de usá-los.

Habilidade

É importante que o tanque tenha capacidade suficiente , para garantir que você terá água suficiente para lavar os dentes de uma só vez.

Claro, você deve ter em mente que a durabilidade da água dependerá da energia que você usar. Para se ter uma ideia, na metade da potência, um tanque de 300 ml. esvazia em aproximadamente 90 segundos.

patas

Se você for comprar um irrigador odontológico de mesa, certifique-se de que inclui pernas . O motivo?

Estes não só fornecem suporte ao produto, mas também melhoram sua aderência na superfície da pia. Por isso, por mais que molhe, não escorrega.

À prova d’água

Embora quase todos os irrigadores hoje tenham pelo menos resistência à água IPX7 , é importante ter certeza.

Pense que ao usar o irrigador você vai espirrar, ou pode molhar enquanto lava o rosto ou as mãos.

Tecnologia

Você quer um irrigador dental simples? Ou prefere que tenha diferentes modos de uso? Isso é vital ao decidir qual irrigador comprar.

Encontrará modelos muito simples que se regulam com uma simples roda, e permitem regular a pressão da água. Outros o ajustarão automaticamente pressionando um botão e escolhendo o modo que deseja usar.

Nosso conselho? Opte pelo último. Também seria interessante se eles incluíssem um sistema de memória , para que o último modo que você usou seja gravado. Portanto, você não precisará configurá-lo toda vez que ligá-lo.

comprar irrigador dentário

bicos

Algo muito importante a se observar: quantos bicos e quais tipos eles incluem?

As pessoas que não têm problemas sérios ficarão satisfeitas com os bicos clássicos, ou seja, eles liberam apenas um jato de água.

Mas se você tem muita placa ou tártaro, fez ortodontia ou usa aparelho, você terá que se certificar de que esses bicos estão incluídos no irrigador que você compra. Existem até modelos que incluem um bocal para a língua ou para o nariz.

Conforto

Na hora de escolher qualquer produto que você vai usar no dia a dia, é importante avaliar o quanto ele pode ser prático e confortável de usar.

Por exemplo: Você é uma pessoa que viaja muito, pois nesse caso estará mais interessado em um irrigador de viagem. Você costuma comer fora de casa? Opte por um mini irrigador que você pode levar para qualquer lugar.

Limpeza

Outro detalhe importante é a facilidade de limpeza. Pense que se o tanque não for limpo com frequência, germes e bactérias acabarão se formando em seu interior, o que diminuirá a eficácia do irrigador.

Dê uma boa olhada se o depósito pode ser removido . Caso contrário, não é muito complicado de limpar.

Preço

Como já dissemos, você não deve olhar apenas o preço na hora de decidir qual irrigador comprar.

Em vez disso, compare o preço com tudo o que ele oferece . O modelo que atende suas necessidades pode ser mais caro, mas se incluir vários bicos, muitos modos de uso e você tiver a oportunidade de adquirir facilmente acessórios e peças de reposição, não valerá mais a pena do que um modelo mais barato que você em breve terá que comprar?substituir?

Marca

Na verdade, este último não é tão importante. Embora seja verdade que há quem se sinta mais seguro em comprar um produto que tenha o selo de uma marca de prestígio como Oral-B, Waterpik ou TUREWELL.

Você terá a garantia de que é um produto de alta qualidade, embora, infelizmente, eles geralmente incluam muito poucos tipos de boquilhas.

Perguntas frequentes

Nesta seção você encontrará as perguntas mais frequentes dos usuários sobre como um irrigador é usado e para que serve:

Quantas vezes o irrigador pode ser usado?

Você pode usá-lo após cada escovação, por no máximo 5 minutos de cada vez . Para não danificar os dentes, é aconselhável esperar pelo menos duas horas antes de usá-lo novamente.

O que usar primeiro pincel ou irrigador?

Depende da situação. Se você tiver restos de comida presos entre os dentes, é aconselhável usar primeiro um irrigador e depois uma escova.

Por outro lado, se depois de usar a escova ficaram alguns restos, o irrigador pode ajudar a desprender, ou reduzir sua “aderência” para que possa ser facilmente removido com fio dental.

O que é melhor: escova interdental ou irrigador?

Usar um irrigador, combinado com uma escova, é muito mais eficaz do que usar apenas uma escova interdental, especialmente porque ajuda a prevenir o sangramento da gengiva.

O que é melhor: um irrigador oral ou fio dental?

Estudos recentes mostram que um irrigador é 51% mais eficaz na redução da gengivite e do sangramento da gengiva do que o fio dental. Além disso, auxilia na eliminação da placa bacteriana.

Quantas vezes o irrigador dental pode ser usado por dia?

Segundo os especialistas, eles recomendam usá-lo no máximo duas vezes ao dia.

Com que frequência usar um irrigador dental?

É aconselhável usá-lo à noite, após a escovação.

Quanto tempo dura a bateria de um irrigador oral?

Entre 20-30 dias, dependendo do modelo e da potência utilizada na limpeza.

Um irrigador de mesa ou portátil é melhor?

Depende de suas necessidades específicas. Um irrigador de mesa, embora mais potente, ocupa muito espaço e pode ser mais pesado.

Por outro lado, um modelo portátil é mais confortável de usar e pode ser levado em uma viagem.

Existem pequenos irrigadores para usar quando vou viajar?

Existem alguns modelos conhecidos como mini irrigadores. Eles são pequenos e compactos, para guardar no bolso ou na bolsa. São pensados ​​para quem costuma comer fora e não vê a hora de voltar para limpar a boca.

5/5 - (1 vote)