Os Melhores Humidificadores

Melhores Humidificadores

Colocar um humidificador no seu quarto ajuda-o a dormir melhor. Porquê? Porque, ao emitir vapor de água, aumentará a humidade na sala e evitará que a nossa garganta seque e nos impeça de tossir pela manhã. Isto é especialmente importante para aqueles de nós que dormem com o aquecimento ligado no Inverno e o ar condicionado ligado no Verão.
E, se permitir a utilização de óleos essenciais de aromaterapia, também nos permitirá dar um toque fresco e agradável à sala. Podemos até comprar um modelo como este ao Levoit, que é considerado o melhor humidificador do momento, uma vez que funciona facilmente, é ultra-silencioso, compatível com o Alexa e pode funcionar até 60 horas graças à sua capacidade de 6 litros.

Humidificador ultra-sónico Levoit de 6 litros

Este é um dos mais bem classificados humidificadores, com uma pontuação de 4,6 em 5 com base nas opiniões de 3.000 pessoas, e não é de admirar. Dura 60 horas graças à sua grande capacidade de 6 litros, pode ser utilizado em salas de até 47 m², é ultra-silencioso, emite apenas 26dB e tem modo Auto e Sleep, além de ser compatível com o Alexa.

O seu visor LED permite uma operação simples e uma configuração muito fácil dos óleos essenciais que emite. Entre as opiniões que lhe deram um 5 em 5: “Até agora, tudo bem”. Bom armazenamento de água, fácil enchimento. Programação fácil. A função wifi é uma piada de mau gosto. Não gosto que não se possa seleccionar % de humidade se não baixa, média e máxima. É preciso desmontar para limpar frequentemente, mas não é complicado”.

Humidificador ultra-sónico Levoit

Com uma classificação de 4,4 em 5 e 70% de 5 estrelas, este é o melhor humidificador da marca Levoit. Por exemplo, segundo um usuário, é “um humidificador ultra-sónico ideal para bebés que também pode ser controlado remotamente”. Muito confortável e fácil de usar”. Do mesmo modo, outro utilizador concentra-se no facto de que “desde que o tive, reparo que o meu nariz e garganta estão muito menos congestionados. 100% recomendável”.

Vejamos porque é que, actualmente, este humidificador Levoit com tecnologia ultra-sónica é também o mais vendido. Tem um depósito de água de 6 litros que lhe permite utilizá-lo continuamente durante 20-36 horas. Além disso, liberta vapor a um máximo de 500 ml/h, o que é mais do que suficiente para regular a atmosfera em grandes salas.

É também muito silencioso, emitindo apenas 36 dB à saída total, e tem um controlo remoto. Como se isso não fosse suficiente, tem um visor LED que lhe permite controlar confortavelmente o dispositivo e tem uma função de névoa que pode ser ajustada em três níveis, o que é muito útil para neutralizar ácaros e bactérias presentes no ambiente.

Humidificador Ultra-sónico Puro Aroma Cecotec 300 Ying

Agora estamos a falar do que, de acordo com as críticas, é o melhor humidificador da marca Cecotec. “Não faz qualquer ruído e permite adicionar algumas gotas de óleos essenciais para dar um bom aroma à casa”, diz-nos uma opinião: “é um humidificador com uma excelente relação qualidade-preço que também tem um sistema de desligamento automático para que não tenha de se preocupar com isso”. Tem 4,6 de 5 e 74% de revisões de 5 estrelas.


Este humidificador ultra-sónico Cecotec está disponível em dois tamanhos (150 ml e 300 ml). O seu temporizador permite programar o seu funcionamento até 10 horas e tem um design muito elegante que simula a estética da madeira. Tem também uma função de aromaterapia e apoia a utilização de óleos essenciais. A sua lâmpada LED de 7 cores pode ser regulada manualmente ou deixada para funcionar automaticamente.

O que é um humidificador?

Um humidificador é um dispositivo capaz de gerar humidade a fim de combater ambientes secos. É frequentemente utilizado para pessoas que sofrem de nariz ou garganta secos, a fim de evitar que as vias respiratórias sequem demasiado e afectem a sua saúde. Entre as várias vantagens deste tipo de dispositivo está o facto de ajudar a proporcionar alívio às pessoas com congestão nasal, bem como a humedecer o muco seco e encorajar a expectoração.

O que devemos considerar antes de comprar um humidificador?


Quando pensamos em colocar um humidificador na sala de estar, no quarto ou em qualquer outra divisão da casa, há uma série de dicas que precisamos de considerar antes de decidir se é ou não um produto que realmente precisamos para melhorar a nossa saúde. Uma pequena lista sumária permitir-nos-á destacar o mais importante:

  • A utilização de vaporizadores ou humidificadores frios é altamente recomendada. Os modelos que emitem vapor quente, dependendo da exposição ao mesmo, podem causar queimaduras.
  • Se vamos usar o humidificador no quarto e procuramos o efeito certo, é aconselhável colocar o humidificador a uma distância de cerca de 2 metros da nossa cama.
  • Para que o dispositivo funcione durante um período de tempo mais longo, recomenda-se limitar a sua utilização a um certo tempo, em função dos programas e funções de cada dispositivo. O funcionamento do humidificador durante demasiado tempo pode causar um aumento de bolor e mofo, o que é contraproducente para pessoas com problemas respiratórios.
  • Os humidificadores seguram a água no interior e libertam-na no exterior para humidificar o ambiente. Para evitar a proliferação de bactérias na água, é recomendada uma manutenção quase diária.
  • Para aumentar o efeito humidificante, pode optar por utilizar água destilada em vez de água da torneira. Isto evitará a acumulação de sedimentos ou minerais da água da torneira.


O que é aromaterapia, porquê utilizar um humidificador com óleos essenciais e quais os que recomendamos?


Aromaterapia é a utilização de óleos essenciais para fins médicos. A sua origem remonta a 1935, quando o químico francês René-Maurice Gattefosé se referiu ao termo pela primeira vez. No entanto, tinha sido utilizado durante muitos séculos antes disso, uma vez que o mau cheiro sempre esteve associado a doenças, razão pela qual os antigos médicos e especialistas usavam incenso e perfume para prevenir o contágio em enfermarias hospitalares onde os pacientes estavam presentes. É também conhecido, como um facto curioso, que Hipócrates usou incenso perfumado para combater a peste em Atenas.

Uma multiplicidade de estudos apoia a capacidade da aromaterapia de influenciar o humor das pessoas, melhorar a sua saúde e aumentar o seu bem-estar. De facto, há provas científicas de que, por exemplo, o óleo essencial de lavanda é um anti-séptico ideal para pessoas com problemas das vias respiratórias, enquanto o óleo essencial de manjericão é útil no combate às enxaquecas.

A relação entre humidificadores e aromaterapia levou a que estes dispositivos fossem referidos como difusores de aroma em muitos locais. Esta é na verdade uma questão complexa, uma vez que nem todos os difusores de aroma são humidificadores e nem todos os humidificadores podem difundir aromas, embora a maioria possa.

Em qualquer caso, e tendo em conta as opiniões sobre humidificadores que analisámos durante a preparação desta revisão, parece claro que a melhor opção é optar por um modelo que permita a utilização de óleos essenciais. Desta forma, graças a ela, poderemos dar um toque aromático único à nossa casa. Criaremos também uma atmosfera mais relaxada e pacífica, combateremos as infecções das vias respiratórias e descansaremos melhor. Obviamente, nem todos os óleos essenciais são iguais. De facto, a intensidade pode variar muito dependendo da marca que os torna. Portanto, aqui gostaríamos de propor três packs de óleo essencial com uma excelente relação qualidade/preço:

  • Óleos essenciais de LagunaMoon: Nesta embalagem encontramos seis garrafas de 10 ml de óleos essenciais de lavanda, eucalipto, hortelã-pimenta, laranja, tea tree e erva-limão. O seu líquido está especialmente adaptado aos humidificadores. A apresentação fantástica também o torna ideal como um presente.

  • Óleos Essenciais BioRincón: Uma excelente alternativa à opção anterior.
  • Como escolher um humidificador?

    Antes de irmos às compras de um humidificador, é importante ter em conta uma série de coisas, pois nem todos os modelos são iguais e não oferecem o mesmo desempenho.

    Antes de mais, existem diferentes tipos de humidificadores:

    • Humidificador aquecido: têm um tanque de água que, através de uma série de eléctrodos, aquece o líquido e o emite para o ambiente sob a forma de vapor. Este é o tipo mais comum e aceita óleos essenciais para actuar como ambientador, mas é aconselhável mantê-los afastados das crianças para evitar acidentes.
    • Humidificador frio: também chamados humidificadores evaporativos. Têm também um tanque que está cheio de água. No entanto, o líquido, para ser emitido sob a forma de vapor, deve passar por um filtro e um pequeno ventilador. Têm as desvantagens de serem bastante ruidosos e de precisarem de ter os seus filtros substituídos periodicamente. São também os humidificadores mais baratos por excelência.
    • Humidificador ultra-sónico: expulsam os iões negativos para o ambiente. Estas são geradas por vibrações de alta frequência. São os melhores humidificadores do mercado, mas também os mais caros.
    • Humidificador de ozono: além de fornecer humidade ao ambiente através da utilização de gás de ozono, é utilizado para eliminar bactérias, maus cheiros e fungos que podem acumular-se no ar. Isto torna estes humidificadores recomendados para pessoas alérgicas e pessoas com problemas respiratórios.

    Se for alérgico ou tiver problemas respiratórios, um humidificador pode ajudá-lo a descansar melhor.

    No entanto, ao comparar humidificadores, é importante ter em conta estes factores ao escolher o modelo certo:

    • O tamanho do depósito: Geralmente, os humidificadores domésticos têm um reservatório de entre 300 ml e 500 ml, o que lhes dá cerca de 10 horas de autonomia. No entanto, existem modelos concebidos para estar em todo o dia que têm tanques até 5 litros.
    • Caudal de vapor: esta é a quantidade de vapor que o humidificador pode libertar por minuto. Quanto mais alto for, mais rápido trará humidade para o ar. Um humidificador com um elevado caudal de vapor é essencial em salas de estar e salas grandes.
    • Hidrostato: esta é uma característica que só está disponível nos melhores humidificadores do mercado. Especificamente, é um dispositivo que mede a percentagem de humidade ambiente e depois dá-nos a possibilidade de a ajustar ao nosso gosto através de um higrómetro. De facto, as melhores marcas de humidificadores desenvolveram sistemas automáticos através dos quais se activam quando detectam que a percentagem de humidade desceu abaixo de um valor pré-estabelecido.
    • Temporizador e programador: estes elementos são utilizados para regular a quantidade de tempo que pretende manter o humidificador ligado e para programá-lo para ligar e desligar num momento específico. Obviamente, estes são complementos que têm um impacto no preço do humidificador.
    • Sistemas antibacterianos: Sujidade e microrganismos podem acumular-se no tanque de água do humidificador. Por conseguinte, é importante que o dispositivo esteja equipado com um filtro deste tipo.

    Para que serve um humidificador e quais são os seus benefícios?

    A compra de um humidificador e a sua instalação em casa tem muitas utilizações. As mais importantes são:

    • Aumento da humidade ambiente: Estima-se que aproximadamente o nível ideal de humidade em casa se situa entre 40 % e 60 %. Nas cidades interiores é muito difícil conseguir estes números sem a ajuda de um tal dispositivo.
    • Redução da temperatura: ao adicionar humidade à sala, o humidificador reduz a temperatura ambiente em dois a três graus Celsius.
    • Melhor aroma: colocar aromas humidificantes no depósito de água do dispositivo permite que este actue como difusor de aromaterapia.

    Tudo isto significa que os humidificadores também têm uma série de benefícios associados:

    • Evitam a secura das vias respiratórias: este problema é particularmente comum nas cidades que sofrem temperaturas extremas durante o Inverno e o Verão e, portanto, obrigam-nos a utilizar muito ar condicionado e aquecimento. Ao instalar um humidificador simples, é possível evitar a congestão nasal, a tosse e a comichão na garganta causada por sistemas de ar condicionado deste tipo.
    • Ajudam a dormir melhor: especialmente para crianças. Isto é possível porque reduzem a temperatura, aumentam a humidade na sala e, se desejado, proporcionam aromas agradáveis.
    • Plantas mais fortes: estes dispositivos também proporcionam o grau perfeito de humidade necessário às plantas de interior que temos a decorar a nossa casa.

    Dicas sobre onde, quando e como colocar o seu humidificador

    Há uma série de perguntas frequentes sobre humidificadores que gostaríamos de responder brevemente:

    Onde colocar o humidificador?

    Os humidificadores são portáteis, ou seja, podem ser instalados em qualquer lugar desde que haja uma tomada nas proximidades. Neste sentido, se quisermos colocá-los num quarto de dormir, é aconselhável procurar um local longe da cama, pois podem fazer barulho que perturba o sono.

    Devem também estar no máximo 80 cm acima do chão e, se possível, até mais baixos. No entanto, deve ser um lugar que as crianças não possam alcançar pois podem ser queimadas pela água quente no seu interior. Além disso, é melhor colocá-lo numa sala grande que possa ser facilmente isolada.

    Quando activar o humidificador?

    Recomenda-se geralmente activar o humidificador quando a sala está vazia. Isto assegura uma excelente atmosfera quando entramos na sala. No entanto, é bom ligá-los enquanto estiver no quarto, a menos que vá dormir, caso em que poderá ser perturbado pela luz ou som que emitem.

    Como é que ligo o humidificador?

    Não há necessidade de ter o humidificador ligado o tempo todo. De facto, para um quarto, uma hora é tempo mais do que suficiente para atingir um bom nível de humidade e um aroma delicioso. Neste sentido, é aconselhável mudar a água uma vez por semana, se não a utilizarmos o suficiente para a esgotar. E, claro, é aconselhável deitar-lhe algumas gotas de óleos essenciais cada vez que o ligamos.

    Agora, com toda esta informação, é tempo de os nossos leitores escolherem o Melhor humidificador para as suas necessidades.

    5/5 - (1 vote)